terça-feira, maio 4, 2021

12 marcas de escova progressiva foram testadas pela Proteste – e nenhuma passou

Em contato com os olhos, o formol pode causar lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis

Leia também

Estoques de oxigênio estão em nível crítico em municípios paulistas

Levantamento de secretários municipais aponta para falta de cilindros de oxigênio e concentradores usados para aumentar a quantidade de oxigênio oferecida aos pacientes.

Planejamento e estratégias são temas de programa online do IEL -PE

Direcionar o seu negócio pelo caminho da eficiência e do sucesso. Esse é o objetivo principal do programa 'Planejamento...

“Meu rio é silêncio”: novo single da cantora petrolinense Dayanne Menezes reflete sobre as angústias humana e os mistérios do rio

Refletir, de maneira poética e sensível, sobre os mistérios do rio e as angústias humanas. É com esse intuito...

Cabelos lisos, brilhantes e sem nenhum fio arrepiado é o sonho das pessoas que se submetem às a escovas progressivas. O problema é que muitos consumidores não sabem ou têm uma vaga ideia dos malefícios do formaldeído, o famoso formol, a todo o organismo, e não somente aos cabelos.

No caso da progressiva, o formol pode causar até queda de cabelo, dependendo de sua concentração. Em contato com a pele, o produto causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.

A inalação do formol pode provocar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, tosse, redução da frequência respiratória e sensibilização do trato respiratório. A exposição crônica, por sua vez, causaria reação alérgica, debilidade da visão e aumento do fígado.

Para preservar a saúde dos usuários e dos cabeleireiros que trabalham com essas substâncias diariamente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que a concentração de formol máxima nas escovas progressivas seja de 0,2%. Nesta quantidade, o formol atua como conservante e não tem capacidade de alisar os cabelos.

Será que as escovas progressivas respeitam esse limite? A Proteste, entidade de defesa do consumidor, decidiu enviar as 12 marcas mais vendidas do mercado de cosméticos com a proposta de alisar os cabelos para serem analisadas em laboratório. A notícia ruim é que foram encontradas irregularidades em todas elas.

Foram testadas 12 amostras de marcas diferentes. Confira:
• Zap All Time
• Gloss Profissional
• Maria Escandalosa
• Portier – Exclusive
• Portier – Unique
• Foreverliss
• Probelle
• G Hair- Tratamento capilar marroquino
• G Hair – Fórmula Original Alemã
• Etnik Brasil
• Madamelis
• Maria Glamurosa

Confira os resultados:

Como o teste foi feito:
A segurança das escovas progressivas foram avaliadas através dos seguintes parâmetros:
• Rotulagem
Para a avaliação da rotulagem, foi verificado se os produtos estão regulares na Anvisa, ou seja, devidamente notificados e se há a presença de todas as informações obrigatórias.

Também foi verificado se as informações estavam legíveis, permitindo o entendimento correto por parte do consumidor. Por fim, a Proteste avaliou se os produtos traziam algum contato para atendimento ao consumidor, como SAC.

• Dosagem de formaldeído
Nesta análise, foi verificado se os produtos traziam o formaldeído na formulação e em que quantidade. Para a dosagem do formaldeído, cada produto foi submetido à análise por espectrofotometria UV-VIS. Trata-se de uma técnica analítica que utiliza a luz para medir a concentração de substâncias em soluções, através dainteração da luz com a matéria.

• pH
O pH de cada produto foi obtido utilizando um pHmetro (aparelho usado para medição de pH).

Irregularidades
O teste comprovou irregularidades em todos os produtos testados, sendo a concentração de formaldeído acima do permitido a mais grave encontrada. No entanto, outros pontos também merecem destaque:

• A Probelle e a Portier Unique não contêm formol além do permitido, contudo não indicam a substância no rótulo que deveria, portanto, estar ausente. Dos 12 produtos testados, somente essas duas apresentaram pH abaixo do recomendado (pH 1.8, quando o mínimo recomendado é de 2,5), o que pode não somente danificar os fios como irritar o couro cabeludo e a pele.

• O produto G Hair Marroquino traz na sua composição a substância ácido glioxílico e orienta a secagem do cabelo com secador e prancha. No entanto, a Anvisa afirma que não existem dados que comprovem a utilização segura do ácido glioxílico em produtos alisantes e/ou submetidos a tratamento térmico.

• O produto Gloss e o G Hair estavam com suas notificações vencida e cancelada, respectivamente. Logo, não poderiam estar disponíveis no mercado.

Segundo a Proteste apenas duas marcas se mostraram opções seguras: Probelle e Portier Unique. Contudo, ambas precisam acrescentar na lista de ingredientes o formaldeído e devem ser utilizadas de acordo com as instruções do rótulo, dado o baixo pH.

Em relação aos outros produtos que apresentaram quantidade de formol muito acima do permitido, a Proteste informa que será solicitada a retirada do mercado dessas marcas.

- Anuncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anuncio -

Últimas notícias

Estoques de oxigênio estão em nível crítico em municípios paulistas

Levantamento de secretários municipais aponta para falta de cilindros de oxigênio e concentradores usados para aumentar a quantidade de oxigênio oferecida aos pacientes.

Planejamento e estratégias são temas de programa online do IEL -PE

Direcionar o seu negócio pelo caminho da eficiência e do sucesso. Esse é o objetivo principal do programa 'Planejamento Estratégico: elaboração e aplicação', que...

“Meu rio é silêncio”: novo single da cantora petrolinense Dayanne Menezes reflete sobre as angústias humana e os mistérios do rio

Refletir, de maneira poética e sensível, sobre os mistérios do rio e as angústias humanas. É com esse intuito que a cantora petrolinense Dayanne...

Cardi B Deletes Instagram After Social Media Backlash Over Her Historic Grammys Win

 The main thing that you have to remember on this journey is just be nice to everyone and always smile. Refreshingly, what was...

Offset Shares a Video of Cardi B Giving Birth to Baby Kulture

 The main thing that you have to remember on this journey is just be nice to everyone and always smile. Refreshingly, what was...
- Anuncio -

Continue informado

- Anuncio -