sábado, junho 19, 2021

Por troca de patrocínio, Record negociou entrevista com Michel Temer

Leia também

Estoques de oxigênio estão em nível crítico em municípios paulistas

Levantamento de secretários municipais aponta para falta de cilindros de oxigênio e concentradores usados para aumentar a quantidade de oxigênio oferecida aos pacientes.

Planejamento e estratégias são temas de programa online do IEL -PE

Direcionar o seu negócio pelo caminho da eficiência e do sucesso. Esse é o objetivo principal do programa 'Planejamento...

“Meu rio é silêncio”: novo single da cantora petrolinense Dayanne Menezes reflete sobre as angústias humana e os mistérios do rio

Refletir, de maneira poética e sensível, sobre os mistérios do rio e as angústias humanas. É com esse intuito...
O vice-presidente de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro (sobrinho de Edir Macedo) está no centro da mais nova discussão que acerca os desdobramentos da Operação Lava-Jato.
 
Conversas interceptadas através de um grampo no telefone do senador afastado Aécio Neves (PSDB) indicam que Tavolaro negociou uma entrevista com Michel Temer (PMDB) em troca de favores da Caixa Econômica Federal à emissora. Moreira Franco, da Secretaria-Geral do Governo, também participa da ação.
 
No diálogo, de 19 de abril, está claramente explícita a intenção de Tavolaro de obter patrocínio para a Record. Em contrapartida, Temer ganharia espaço para “limpar a imagem”, prejudicada pela delação da Odebrecht, e propagar as “benesses” das reformas previdenciária e trabalhista, propostas por ele. Nesta época, o presidente marcou presença na Band, na RedeTV! e no SBT (por duas vezes). Toda a ação era de conhecimento de Michel, conforme dito nas falas de Aécio e Moreira.
 
O site “BuzzFeed” divulgou os áudios na tarde desta sexta-feira (2). No primeiro deles, gravado em 19 de abril, às 19h57, Douglas Tavolaro conta a Aécio Neves que Moreira Franco havia telefonado para ele.
 
“Pediu para gente tentar colocar nosso número 1 [provavelmente, uma referência a Michel Temer] numas entrevistas”. O senador questiona: “Você não tem como empurrar um pouquinho ou pelo menos ouvir o que ele tem para dizer?”. O responsável pelo jornalismo da emissora rebate: “O nosso presidente [da Record] aqui não vai conseguir fazer. Só tem um jeito de sair. Se tiver uma coisa, entendeu?”, diz, se referindo, possivelmente, ao patrocínio da Caixa.
 

Confira o áudio da primeira conversa entre Douglas Tavolaro e Aécio Neves:

Na sequência, às 20h05, Aécio Neves liga para Moreira Franco. É nesta conversa que eles tocam no nome de Michel Temer, citando o apoio do presidente à “compra” da entrevista: “Eu cheguei a falar com o presidente algumas vezes do assunto da Record. Você está a par disso? Do assunto do… número 1 lá”, diz Aécio. “Já liguei para o Douglas e não consegui falar ainda. Liguei três vezes. Você que é amigo dele…”, devolve Moreira. O senador fala em código: “É aquelas coisas que não precisa falar por telefone. Mas você entrou nesse circuito com o cara da Caixa?”.

Confira o áudio do diálogo entre Aécio Neves e Moreira Franco:

Às 20h07, Aécio Neves retorna a ligação de Douglas Tavolaro. Fala sobre a conversa que acabara de manter com Moreira Franco. Diz ao vice-presidente de jornalismo da Record que ligue para o secretário-geral do governo, para se certificar se ele realmente havia “entrado no circuito” ou se tratava apenas de “embromação”. “Eu disse a ele (Moreira Franco) o seguinte: é o assunto Caixa, o assunto paralelo, que nada tem a ver com o que você está tratando”, comenta Aécio. Douglas responde: “Não tem problema. Se ele juntar o pacote e sair, eu agito o nosso cá, entendeu? Porque eu acho importante a estratégia dele”, referindo-se ao movimento de Michel Temer, de passar pelas emissoras, propagando seus feitos e atenuando seus eventuais malfeitos.

Confira o áudio do segundo telefonema entre Douglas Tavolaro e Aécio Neves:

Procuradas pelo “BuzzFeed”, Record e Caixa Econômica apresentaram versões divergentes, que diferem também da resposta do Palácio do Planalto.

Houve uma solicitação de entrevista com o presidente Michel Temer e a Record TV queria ter a exclusividade e prioridade, naquele momento, e não foi atendida. O vice-presidente de jornalismo, Douglas Tavolaro, trabalhava com suas fontes para conseguir as informações e a primazia. […] Como o Palácio do Planalto optou por outro formato, a Record TV decidiu não fazer a entrevista”, alega o canal.

Com relação a Caixa Econômica Federal, é um cliente histórico da emissora e o Departamento Comercial da Record TV trata diretamente com a Instituição e seus representantes publicitários, como acontece em qualquer outro veículo de comunicação”. O comunicado ainda fala em “sigilo das fontes”, direito assegurado pela Constituição a jornalista, tratando Aécio Neves como mero interlocutor de Douglas Tavolaro.

A Caixa, contudo, confirma que Moreira Franco intercedeu a favor da Record, “a respeito da possibilidade de patrocínio”. A ação, no entanto, não se enquadrava na política do banco. A Presidência da República alega não ter recebido o pedido de entrevista, nem ter conhecimento das ações de Aécio Neves para beneficiar a emissora. Por sua vez, o senador diz que não irá se manifestar sobre o assunto por se tratar de “conversas particulares”, cujo sigilo foi determinado pelo ministro do STF Edson Fachin.

SourceRD1
- Anuncio -
- Anuncio -

Últimas notícias

Estoques de oxigênio estão em nível crítico em municípios paulistas

Levantamento de secretários municipais aponta para falta de cilindros de oxigênio e concentradores usados para aumentar a quantidade de oxigênio oferecida aos pacientes.

Planejamento e estratégias são temas de programa online do IEL -PE

Direcionar o seu negócio pelo caminho da eficiência e do sucesso. Esse é o objetivo principal do programa 'Planejamento Estratégico: elaboração e aplicação', que...

“Meu rio é silêncio”: novo single da cantora petrolinense Dayanne Menezes reflete sobre as angústias humana e os mistérios do rio

Refletir, de maneira poética e sensível, sobre os mistérios do rio e as angústias humanas. É com esse intuito que a cantora petrolinense Dayanne...

Cardi B Deletes Instagram After Social Media Backlash Over Her Historic Grammys Win

 The main thing that you have to remember on this journey is just be nice to everyone and always smile. Refreshingly, what was...

Offset Shares a Video of Cardi B Giving Birth to Baby Kulture

 The main thing that you have to remember on this journey is just be nice to everyone and always smile. Refreshingly, what was...
- Anuncio -

Continue informado

- Anuncio -