A operadora Vivo vem expandindo não só sua rede móvel, mas também a sua rede em fibra óptica. Agora, a empresa anuncia que inaugura hoje em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais e Petrolina, interior de Pernambuco, uma rede 100% fibra de última geração.

Em Pernambuco, a primeira cidade a receber a internet fibra da Vivo foi Garanhuns, e Petrolina é a segunda a receber a banda larga de ultravelocidade. Pela amplitude do mercado, diferente da cidade do Agreste, onde a implantação foi realizada de uma só vez, no Sertão, os serviços serão disponibilizados em duas fases. A segunda etapa será concluída no dia 1º de dezembro.

De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 11,6 milhões de domicílios no Brasil não têm acesso à banda larga fixa ou móvel mesmo tendo condições de pagar pelo serviço. A demanda reprimida normalmente anda junto à falta de concorrência do mercado local, que acaba impedindo a busca por pacotes de dados com valores mais acessíveis. Petrolina, conhecida pela fruticultura, até então contava exclusivamente com a cobertura da Oi e de pequenos provedores locais.

O investimento de R$ 21 milhões já teve impacto na economia da cidade. Além dos serviços que chegam à população, esta etapa inicial gerou 120 empregos diretos e indiretos. São 40 técnicos e 80 profissionais ligados à área de vendas. “Com isto, chegamos a 10 municípios fora da RMR, consolidando, assim, a interiorização da cobertura da Vivo em Pernambuco”, destacou o diretor regional da operadora no Nordeste, Renato Pontual. Segundo o executivo, a próxima ação da operadora será em Teresina, no Piauí.

A Prefeitura de Petrolina participou do processo garantindo apoio técnico na instalação da rede na cidade e aceleração dos processos burocráticos. “Desde que soubemos desse tipo de tecnologia, abrimos as portas da prefeitura para trazer o serviço o mais rápido possível para a cidade. Petrolina, portanto, sai na frente mais uma vez. E com isso, não só teremos uma internet veloz, de ponta, mas geramos cerca de 120 empregos e melhoramos a infraestrutura de comunicação para atrair mais negócios”, enfatizou o prefeito Miguel Coelho após o evento de lançamento, que aconteceu no dia 01 de novembro.

Em novembro, 12 bairros petrolinenses já estarão contemplados pelo serviço. No mês seguinte, outros sete receberão a internet ultravelocidade. “Nem o Recife, nem outras cidades de grande porte possuem este serviço. Apenas Petrolina e Garanhuns vão contar com essa internet de ultravelocidade em Pernambuco, e isso vai possibilitar mais infraestrutura, competições de games entre outras atividades que precisam de tecnologia avançada de comunicação”, destacou Renato Pontual, diretor regional da Vivo Nordeste.

Além da internet pioneira, em dezembro, será lançado um pacote de televisão a cabo via fibra. Petrolina também será junto com Garanhuns as únicas beneficiadas nesta fase piloto da Vivo em Pernambuco.

Confira os bairros contemplados pela internet fibra da vivo:

NOVEMBRO
Areia Branca
Atrás da Banca
Centro
Distrito Industrial
Dom Malan
Gercino Coelho
KM-02
Maria Auxiliadora
Palhinhas
São José
Vila Eduardo
Vila Mocó

DEZEMBRO
Cidade Universitária
Cohab Massangano
Jardim Amazonas
Jardim Maravilha
Jatobá
Ouro Preto
Pedra do Bode