A Vitamina D ajuda absorção do cálcio no intestino, é importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose e câncer. A Vitamina D é importante para regulação do metabolismo ósseo, e atua como hormônio mantendo quantidades adequadas de cálcio e fósforo no sangue, aumentando ou diminuindo a absorção desses componentes no intestino delgado.

Mas onde podemos encontrar essa vitamina?

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como peixes, frutos do mar, gema de ovo e leite e derivados. Outra fonte natural de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios solares, mas tendo cuidado no tempo de exposição e nos horarios ideais segundo os dermatologistas.

Sintomas da falta de vitamina D:

  • Dor e fraqueza muscular;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Osteoporose nos idosos;
  • Raquitismo nas crianças;
  • Osteomalácia.

Mas o excesso de vitamina D também pode trazer malefícios para organismo tais como enfraquecimento dos ossos e a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, o que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmia cardíaca. Por isso é necessário o acompanhamento com médicos e nutricionistas, para que se haja um controle da ingestão dessa vitaminas.

Quando devo suplementar vitamina D?

Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis estiverem abaixo do normal, sendo necessário fazer exame de sangue para ter esta avaliação.

O médico ou nutricionista podem recomendar o uso de suplementos em cápsulas ou em gotas, que deve ser tomado de acordo com a orientação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here