Com a chegada das chuvas na região do Vale do São Francisco na última semana, 121 famílias do Bairro João de Deus, Zona Oeste de Petrolina, ficaram desabrigadas. De acordo com o líder comunitário, Carlos Enfermeiro, a situação teve início há três dias em três pontos baixos da comunidade, mas que na Vila da Fé – que existe há apenas nove meses – o caso é ainda mais delicado. “Situação deplorável e desumana. As famílias estão desalojadas porque com a pouca chuva que deu eles perderam tudo. Tem pessoas aqui que passam fome. O medo é de mais uma chuva e para onde vão essas pessoas”, explicou.

De acordo com o Secretário-Executivo de Segurança Pública, José Silvestre, não há ainda um número exato de famílias que estão nesta situação. Ele explica ainda que “elas não ficaram desabrigadas” porque estavam alojadas em barracas feitas de lonas e papelão, o que já as colocava em situação de risco. “A situação delas já era precária e qualquer chuva causaria um transtorno, sim. Não são casas. Não foi a Prefeitura que colocou eles nessa situação, mas queremos tirar dessa situação. Nada é feito de um dia para o outro”, explicou.

A Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura também estão atuando na localidade. De acordo com José Silvestre, será feito um trabalho de escoamento dessa água. A Secretaria de Desenvolvimento está fazendo cadastro das famílias desabrigadas. Além disso, estão sendo distribuídas lonas e sendo feitos mapeamento e levantamento aerográfico da localidade. “Não podemos chegar com uma máquina e sair rasgando em uma área privada. Precisamos alinhar isso. Impossível retirar essas pessoas de um dia para o outro. Esperamos concluir o mais rápido possível”, pontuou Silvestre.

Doações

As doações para as famílias podem ser feitas na Paróquia São João Batista, a partir das 14h. Os contatos são (87) 9 8867-8184/9 9904-2516 (falar com Carlos Diniz)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here