O acúmulo de gordura no fígado, chamado de esteatose hepática, é um problema bastante comum que pode ser causado por diversos fatores como obesidade, diabetes, colesterol alto e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

A esteatose nem sempre apresenta sintomas, é possível que algumas pessoas sintam desconforto no lado direito do abdômen, barriga inchada, enjoos e vômitos. Na presença desses sintomas, deve-se consultar um médico para realizar exames que avaliam o funcionamento do fígado.

A esteatose tem cura, principalmente quando ainda está nos estágios iniciais, e o seu tratamento é feito principalmente com alterações na dieta, prática de atividade física, perda de peso e controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol elevado. A dieta deve ser rica em alimentos integrais, arroz e frutas, legumes, peixes, carnes brancas e leite e derivados desnatados.

É importante parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, bem como reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e carboidratos simples.

Para controle da gordura no fígado recomenda-se:

  1. Evitar ao máximo o consumo de alimentos ricos em gorduras, como pizzas, sanduíches, queijos amarelos e condimentos;
  2. Eliminar o consumo de qualquer bebida alcoólica;
  3. Preferir o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, carnes brancas grelhadas;
  4. Adicionar somente 1 colher de café de azeite na salada, depois de pronta;
  5. Beber bastante água entre as refeições;
  6. Comer alimentos ricos em fibras diariamente;
  7. Eliminar da alimentação: queijo amarelo, requeijão, chocolate, biscoito amanteigado, enlatados, embutidos, como linguiça, salsicha, bacon e mortadela, maionese, manteiga e margarina.

É fundamental a consulta com um médico e nutricionista para maior
acompanhamento e tratamento individualizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here